WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

Lista reúne informações sobre a ameaça que atinge milhares de usuários brasileiros todos os anos; veja como se proteger e como recuperar o WhatsApp clonado

O golpe do WhatsApp clonado é um truque de criminosos para roubar dinheiro pelo app. Nesse tipo de fraude, golpistas tomam posse da conta da vítima ao ativá-la em outro celular, e se passam pelo dono do WhatsApp para enganar contatos. Apesar do golpe não ser novo, os criminosos mudam constantemente a abordagem para atrair novas vítimas. A seguir, saiba como identificar se o seu WhatsApp foi clonado e o que fazer para recuperar sua conta. Além disso, veja dicas de como se proteger de clonagem.

Como funciona a clonagem de WhatsApp?

A clonagem de WhatsApp apresenta diversas abordagens, que inclusive são sofisticadas de tempo em tempo para atrair novas vítimas. O golpe usa engenharia social para convencer a pessoa a repassar o código de ativação do WhatsApp e, assim, roubar sua conta.

Usando da identidade falsa para passar credibilidade à vítima, o golpista pede um suposto código de verificação enviada por SMS que é, na verdade, o código de ativação da conta do mensageiro que permite o acesso ao WhatsApp do usuário por outro celular. Então, o criminoso entra em contato com amigos da vítima para pedir dinheiro.

Qual a diferença entre o WhatsApp clonado e o roubo de conta?

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Já no roubo de contas, os criminosos não precisam do código de ativação do aplicativo para se passar pela vítima. Eles usam dados pessoais comprados, como telefone, endereço, fotos de perfil e indicação de pessoas próximas para criar um perfil falso da vítima. A abordagem inicial, nesse caso, é falar que mudou o número do celular.

Em ambos os golpes o objetivo é o mesmo: enganar os contatos da vítima pedindo dinheiro emprestado com a desculpa de emergências ou contratempos inventados.

O que fazer quando o WhatsApp é clonado?

É possível tomar algumas providências quando o WhatsApp é clonado. Uma delas é avisar a amigos e contatos, por outras redes sociais, sobre a fraude para não serem enganados. Essas pessoas também podem te ajudar a denunciar o WhatsApp clonado. O procedimento consiste em tocar sobre o nome do contato e, depois, ir em “Denunciar Contato”.

Também é possível entrar em contato com o suporte técnico do mensageiro para relatar o problema ocorrido e bloquear o WhatsApp clonado. Nesse caso, a vítima pode acessar a aba de “Ajuda” (localizada nas configurações do app) e, em “Fale Conosco”, descrever de forma detalhada o problema. Feito isso, é preciso esperar a equipe do mensageiro te retornar com uma solução. O contato com o suporte também pode ser feito via e-mail pelo endereço eletrônico “support@whatsapp.com” (sem aspas).

leia a matéria completa em techtudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *